O trabalho voluntário

Este programa deve ser providenciado mediante solicitação. A escola irá agendar uma reunião para você com o coordenador de um dos projetos para discutir todos os detalhes sobre o trabalho voluntário, como programação, local, atividades disponíveis.

Para aderir a este programa, os alunos devem se inscrever em qualquer um dos nossos cursos por, pelo menos, quatro semanas, e terem terminado, o nível Iniciante II. Desenvolvemos parcerias com algumas ONGs que trabalham com crianças de comunidades carentes, as quais dão a oportunidade para elas frequentarem uma escola ao invés de trabalharem. As famílias destas crianças recebem cestas básicas, que incluem itens como: arroz, feijão, macarrão, sal, açúcar e etc., doados por empresas ou por qualquer outra pessoa. Esta também é uma tentativa de evitar que as crianças tenham que trabalhar para ajudar no sustento de sua família.

Também temos parceria com uma entidade que acolhe idosos que, por alguma razão, foram abandonados por seus familiares, e não têm condições financeiras ou físicas de se sustentarem. Estas instituições sobrevivem através de doações, pois não tem apoio do governo, e são mantidas por voluntários. Mais do que carência financeira, tanto as crianças quanto os idosos necessitam de atenção social, atividades lúdicas e algum tipo de recreação. Tenha certeza de que sua presença como um voluntário será uma experiência inesquecível tanto para você quanto para eles.

Este é um serviço gratuito fornecido pela nossa escola, todavia as instituições esperam que algum tipo de doação seja feita por sua parte, além de suas atividades voluntárias.

eav15ba
Escoteiros Antônio Vieira – EAV 15º BA

Cursos Livres


A ICI oferece cursos extracurriculares de lazer. Esta é mais uma oportunidade para o estudante ter contato com nativos e praticar não somente o português “falado”, mas também a expressão corporal de nossa língua e cultura. Estes cursos e atividades permitem ampliar a sua experiência na Bahia através de música, comida, dança, pontos turísticos e muito mais. A ICI oferece 1 (uma) vez por semana aulas “free” de capoeira e dança brasileira, como parte de nosso programa de linguagem.

Capoeira: Capoeira é uma arte marcial brasileira que combina dança e música. Tudo começou depois que os africanos chegaram ao Brasil, para trabalharem como escravos, no século XVI. Ela é conhecida por seus movimentos rápidos e complexos, utilizando, principalmente, velocidade e desenvoltura com os pés. Capoeira é jogada geralmente em um círculo.

A música é uma parte muito importante da Capoeira, ela define o ritmo dos movimentos. A música é produzida com vários instrumentos e cantada pelos que fazem parte do que se chama “roda de capoeira”. O ritmo é definido por um instrumento chamado Berimbau, que é tocado pelos integrantes do grupo.

Nosso professor é mestre de Capoeira e dá aulas em nossa Instituição para alunos iniciantes e avançados.

Dança afro-brasileira: O Brasil é uma terra de muitas danças. Na cultura baiana, as danças possuem um lugar privilegiado. Temos o maior carnaval do mundo. Mexer o corpo é palavra de ordem, além de trazer inúmeros benefícios, diverte e faz a alegria de baianos e turistas. Na Bahia, a maioria das danças tem origem na cultura Afro.

Nossos professores estarão sempre dispostos a mostrar-lhes diferentes tipos de danças brasileiras, como forró, samba, axé, dança afro, entre outros.

Culinária: Salvador tem a sua própria cozinha autêntica. Nenhum outro Estado brasileiro tem uma culinária típica tão diversificada quanto a Bahia.

A culinária baiana tem forte influência das culturas africana, portuguesa e, em menor escala (comparada a outras regiões do Brasil), indígena.

Os africanos trouxeram o gosto por temperos fortes, especialmente o azeite de dendê e as pimentas. Além disso, foi muito por força da forte associação entre culinária com a religião (muitas comidas são oferendas aos orixás) que as receitas conseguiram passar através de gerações (escravos não escreviam livros), chegando intactas até nossos dias.

Dos índios veio a utilização principalmente de frutas, plantas e peixes locais. Os portugueses trouxeram o manuseio de utensílios (fogões e panelas) e a utilização de açúcar.

A ICI convida seus alunos a saborearem a nossa rica culinária baiana. As aulas são ministradas por um de nossos professores de Português, que irá ensinar o vocabulário básico dos ingredientes, bem como sua preparação.

Percussão: Instrumentos de percussão são muito usados ​​na música brasileira, especialmente no samba. Alguns exemplos desses instrumentos são grandes tambores baixos, chocalhos, repiniques, tamborim, agogô, pandeiro, cuíca, etc. Essas classes envolvem diversos ritmos brasileiros, incluindo samba- reggae, candomblé, forró, samba enredo, maracatu, samba de roda, ijexá e outros.

Este curso é indicado para aqueles que admiram os ritmos brasileiros e gostariam de saber mais sobre esses instrumentos.

Surf: Temos uma parceria com uma escola de surf localizada no litoral norte de Salvador. As aulas são oferecidas nos finais de semana num “acampamento de surf”, onde o aluno terá não somente as aulas, mas também a oportunidade de aproveitar um final de semana em uma das praias mais bonitas da Bahia. O pacote de final de semana inclui aulas, acomodação e refeição.

Para mais detalhes, procure a recepção da escola.

Mergulho: Temos parceria com uma das melhores escolas de mergulho da Bahia.

Eles fazem operações diárias de mergulho por diversos pontos da Baía de Todos os Santos, incluindo os famosos naufrágios do Cavo Artemide e Galeão Sacramento.

Além disso, o mar de Salvador oferece mergulhos em belíssimos recifes de corais, repletos de vida marinha. As aulas são para todos os níveis de mergulhadores. O aluno terá a oportunidade de combinar aulas de português no período da manhã, e de mergulho nas tardes ou fins de semana.

Este curso também oferece a licença de mergulho em águas abertas (PADI / NAUI / SSI), a uma profundidade máxima de 18 metros em todo o mundo. Também são oferecidos cursos para os que já possuem esta licença.

Obs. Os cursos podem ser ministrados em idioma Inglês.

Programas de Lazer:

Passeios Culturais e Excursões:
Oferecemos atividades culturais com o objetivo de levar para fora da sala de aula, tudo que o aluno aprendeu durante o seu curso. Temos parceria com guias de turismo que preparam semanalmente atividades de interesse turístico e cultural, tais como passeios a mercados municipais, pontos turísticos, museus, proporcionando ao estudante a oportunidade de interagir com a população local e conhecer Salvador de maneiras diferentes.

No seu primeiro dia de aulas, o aluno receberá um calendário de atividades semanais.

Exemplos de passeios oferecidos:

• Visita a igrejas e museus de Salvador;

• Cerimônias de candomblé;

• Tour pelos bares e restaurantes mais tradicionais de Salvador.

• Eventos musicais;

•Apresentações folclóricas que demonstrem a ampla variedade da cultura brasileira.